quarta-feira, 30 de março de 2011

Do cheque à lua

Lá em casa (casa dos meus pais), sempre teve uma estante enorme de livros com tamanhos e cores diversos. E quando nós (eu e minhas irmãs) encontrávamos palavras novas e diferentes; perguntávamos para meu pai ou minha mãe. Dificilmente eles não sabiam seu significado, mas por vezes, eles preferiam ir conosco abrir o maior de todos os livros da estante: o dicionário!

Adoro lembrar isso! Sempre foi um momento nosso; de conhecimento e diversão, carinho e aprendizagem!

Esse momento, de decifrar o enigma da palavra, me fez desde cedo tomar gosto pelas palavras. Hoje sou uma viciada em palavras cruzadas e meu passatempo preferido é ler e escrever. Não foi a toa que sugeri o blog!

Leitura é decifrar o código de sinais escritos! É entender que para cada símbolo (letra) há um som de fala correspondente. E é perceber que estes sons juntos e organizados, formam as palavras, que por sua vez, representam nossas idéias, pensamentos, sentimentos, opiniões...

As palavras carregam um mundo de significados e evocam imagens, pensamentos e sentimentos de acordo. A palavra tem força transformadora.

Portanto ler é ver mais e melhor, é fazer pensar e questionar; é conhecer e reconhecer... é sonhar!

Hoje no Brasil, impressionantemente, temos 75% da população classificados entre analfabetos (os que não sabem ler nada) e analfabetos funcionais (que sabem decodificar minimamente as letras, porém não conseguem interpretá-las). Reflexo de muitos problemas na educação básica do país, e principalmente reflexo de uma população ainda oprimida em sua capacidade de pensar.

Como fonoaudióloga, lido diariamente com problemas orgânicos que dificultam ou impedem o aprendizado da leitura, mas ainda assim percebo que o desafio é muitas vezes motivar para tal aprendizado; é quebrar a barreira de que ler é chato.

Lembro sempre de um paciente que quando questionado para que queria saber ler e escrever, disse que era pra poder assinar o cheque quando crescesse; apenas para isso!

Depois de ler para ele muitas histórias e instigar que criasse outras, sua resposta mudou: “Quero saber como chegar à lua!”

Ler é ver o mundo por janelas diferentes, é abrir as portas; é ampliar e colorir os horizontes.

E isso é muito divertido!

2 comentários:

  1. Rach, adorei o título e a história "do cheque à lua"! Ler é tão bom! Que legal você conseguir ajudar algumas pessoas a descobrir isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ai gente, adoooro o blog de vocês.. e confesso, de meu uma vontade louca de ler novamente aqueles "melhores" livros da estante!

    ResponderExcluir