segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Convidado Castro: Daniel

Idas e Vindas

Fiquei muito feliz com o convite para escrever no blog. E ainda mais sobre trabalho, um assunto que ando pensando muito nos últimos tempos. Quando criança queria ser astronauta, piloto de Formula 1 (Eterno ídolo Ayrton Senna), jogador de futebol. Depois pensei em engenharia aeronáutica e cheguei a iniciar uma faculdade de biologia.

Hoje vejo que nada disso teria dado certo. Ao entrar em Comunicação Social, na PUC-Rio, tinha a certeza de que trabalharia com jornalismo esportivo. Estava enganado. Um estágio na TV PUC mudou tudo. Lá tive meu primeiro contato com a edição. Um ano depois, uma redação de verdade. Não gostei, saí, fui estudar montagem. Descobri um mundo novo. Cinema. Contar histórias, pensar e fazer pensar, rir, chorar.

Experimentei isso pela primeira vez em minha monografia. "tem bala aí?" é um filme sobre a minha experiência nas festas rave. Deu trabalho, foi difícil, mas acho que consegui passar a mensagem. E o melhor, quem assiste ri e se surpreende com as reações das pessoas comigo.

Hoje, trabalho com jornalismo em uma grande emissora e, o mais importante, estou finalizando meu primeiro filme "de verdade". "Oficina do Imaginário" mostra o trabalho social de mesmo nome, feito nas comunidades que receberam obras do PAC e nas que serão contempladas pelo PAC 2. Os seis dias de gravação e o mês de montagem me ensinaram muito. Refleti, quebrei a cabeça para chegar ao corte final do curta.

Depois de algumas idas e vindas, descobri com o que quero trabalhar. Produzir, dirigir, roteirizar, editar. Pode ser ficção, documentário, publicidade, o que for. Quero contar histórias que não sejam descartáveis, que acrescentem alguma coisa a quem está assistindo. Em suma, o importante para mim é pensar e fazer pensar! Até a próxima!

Beijos,

Daniel - (que também é Castro) - Gonçalves

4 comentários:

  1. Adorei, Dani! PAC bombando!! hahaha
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Começamos com o pé direito nosso "Castro convida"!!!!
    Te amo primo e saiba que o blog tem também como um dos objetivos: o pensar.
    Que bom que v está aqui!
    " O pensamento parece uma coisa à toa mas como é que a gente voa quando começa a pensar ..."
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Dani pra sempre o primo-orgulho! =)
    Quem gostou do texto e quiser ler mais, o blog dele é: www.tembalaai.blogspot.com
    Vale a pena conferir!
    Beijos Daniii

    ResponderExcluir
  4. Que bom um homem por aqui! Hahahaha! Ainda mais esse tão querido!
    E quero assistir o vídeo da Oficina assim que ficar pronto! Bjo

    ResponderExcluir