segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O trabalho nosso de cada dia

Assim que me tornei adulta, aos 18 anos (pelo menos legalmente falando) comecei a trabalhar. Não por vontade própria, mas por uma pequena “chantagem” do meu pai (chantagem essa que hoje sou muito grata): ou trabalhava ou não sairia mais para festas, shows ou qualquer outro lugar que todo mundo mundo aos 18 anos quer ir. Foi assim que comecei e nunca mais parei. Tomei gosto pela coisa. A responsabilidade, o aprendizado, a ocupação, o pensar, o conhecer pessoas ... e é claro o dinheiro todo fim de mês!...
Trabalhei como secretária, depois fui estagiária, monitora na faculdade, mais uma vez estagiária e após, fui efetivada! Quis realizar um sonho antigo e me mudar pro rio, e lá fui atendente de telemarketing , vendedora em boutique, produtora de eventos, assistente de mídia e ainda fiz bico de garçonete nas férias em Búzios!... Ai que delícia lembrar disso tudo!!!... Voltei pra minha terrinha e fui publicitária em uma mesma agência por quase 4 anos.
Hoje, faz alguns meses que não trabalho, quer dizer, corrigindo, alguns meses que estou desempregada, e por mais esquisito que isso possa parecer, sem trabalhar, nunca trabalhei tanto na vida!
Descobri de que todos os trabalhos que tive nesses últimos dez anos, ser dona de casa e mãe em tempo integral é mais cansativo do que todos os outros juntos! Mas, como em todos os outros trabalhos, aprendi e estou aprendendo a cada dia... Acordo cedo e durmo tarde, e no intervalo entre uma coisa e outra o trabalho é duro, intenso e cansativo, só quem é mãe pode entender bem o que digo... É um trabalho que só você mesma pode e deve fazer, o de educar seus filhos. Um trabalho que você não pode se demitir nunca, tipo, “Ah! Cansei! Vou fazer outra coisa!”. Um trabalho que depende de dedicação, disposição, afeto, muuuuuuita paciência e principalmente amor. Trabalho esse que me ensinou a valorizar ainda mais meus pais e a valorizar o belo trabalho que eles fizeram (e ainda fazem) com sua três filhas!... E apesar de hoje eu ficar bem mais cansada que em todo e qualquer emprego, sei que serei recompensada, ou melhor, sou recompensada todos os dias, e não só no fim do mês: meus filhos acordam sempre sorrindo, os dois, e vejo neles a alegria por me ver logo ali, passamos o dia juntos, entre piscina no quintal, galinha pintadinha, almoço, banana amassada, mamadeiras, fraldas, brinquedos espalhados, desenhos animados... Juntos!... E quando os faço dormir, todos os dias quando saio do quarto deles eu penso: Tudo o que mais preciso está aqui!... E aí, tudo vale a pena...

3 comentários: