quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livres de todo o mal

Como é complexo se perguntar: “ Eu sou livre?”

Ser livre é fazer o que se quer ou fazer o que se deve?

E filosofando ainda mais...sSer livre não seria apenas ser? Somos o que somos e pronto. E assim seríamos livres de cobranças, expectativas ou desejos. Bom... isso talvez funcione para os mestres sábios gurus.

Me parece que ser livre não é fazer apenas o que se quer não, mas sim fazer o que se deve pra aí sim ser e ter o que se quer.

Nada simples. E portanto, requer determinação e muita disciplina.

Disciplina da mente, para controlar os pensamentos. Quantas vezes nos vemos presos e paralisados por pensamentos negativos, repetitivos e fúteis?

Disciplina do corpo, para controlar os sentimentos. Quantos sentimentos de medo, raiva e tristeza nos impedem de fazermos o que acreditamos ser bom?

E assim, munidos de pensamentos e sentimentos escolhidos de maneira cuidadosa; ser livres pra viver e ser aquilo que queremos.

A idéia do livre arbítrio significa que podemos escolher sempre. Portanto usá-lo, é ficarmos atentos as escolhas de todos os dias; atentos as conseqüências dessas escolhas. O desafio será sempre diferenciar as atitudes que nos levam de encontro, e as que nos afastam de nosso querer.

Mas e o destino?

Acredito que livre arbítrio e destino coexistem. E talvez o livre arbítrio seja a escolha de como viver nosso destino; livres de todo o mal. E que assim eu escolha.

2 comentários:

  1. Ser livre é fazer o que se deve sem deixar de fazer o que se quer! =)
    Super profundo seu texto, me fez refletir, adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, muito profundo... será mesmo que podemos escolher nosso destino ?!

    ResponderExcluir