quarta-feira, 6 de julho de 2011

São tempos difíceis para os sonhadores

Para me inspirar para o texto dessa semana, eu queria assistir (de novo) ao filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. Mas, depois de ficar acordada até 1h da manhã esperando três horas para baixar o filme na internet, junto com a minha total falta de talento para o assunto, o arquivo deu erro, não abriu e, enfim, eu acabei desistindo.

A frase que dá o título ao texto é deste filme, uma obra francesa inteligente, divertida e fofa, que conta a história de Amélie, uma jovem sonhadora que vive ajudando as pessoas à sua volta com pequenos gestos, apenas para torná-las mais felizes. Um dia, em uma dessas pequenas grandes ações, ela conhece um homem por quem se apaixona e realiza seu sonho de viver um grande amor.

Nós somos movidos a sonhos: mudar de casa, comprar um carro, casar, ter filhos, viajar, ser promovido, mudar o mundo, acabar com a guerra, a fome e a miséria. Pequenos ou grandes, possíveis ou utópicos, o fato é que os sonhos nos impulsionam, nos fazem andar pra frente, correr atrás. Alguns realizamos, outros não. E certos sonhos nem são necessários realizar, nós nos satisfazemos apenas com o prazer de sonhar, de imaginar aquilo acontecendo. E sonhando vamos vivendo...

E, assim como na história da Amélie, eu acho que é vivendo, curtindo os pequenos prazeres e fazendo o bem, que a gente vai realizando nossos sonhos – alguns por nosso próprio esforço, outros com uma forcinha do destino. Sim, talvez sejam mesmo tempos difíceis para os sonhadores... Entretanto, nunca deixaremos de sonhar!  


Le fabuleux destin d'Amélie Poulain

"Amélie tinha grande apreço pelos pequenos prazeres: enfiar a mão num saco de grãos, quebrar a crosta de um crème brulée com o dorso da colher ou atirar pedras no Canal Saint Martin..."

 
"Estranho o destino dessa jovem mulher, privada dela mesma, porém, tão sensível ao charme das coisas simples da vida..."

"Então, minha querida Amélie, você não tem ossos de vidro. Pode suportar os baques da vida"



Amélie e Nino.


Alguma dúvida de que ela tem os olhos mais sonhadores do mundo?

Beijos, Marina. ;)


8 comentários:

  1. que delícia de texto! um sonho! rs...ainda não vi esse filme. não desiste de baixar ele não. grava pra mim... bjo!
    Obs: nem acredito que o blog esta de voltaaaa!!!! que bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Marina, que texto espetacular! O importante é sempre acreditar que as coisas vão dar certo e que se não deram é que não eram pra ser.
    Adorei!!!!!
    Bjos Naty auuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Marinão...nem sabia q vc tinha um blog...tudo de bom...estava morrendo de saudades de seus textos...estava falando com o Thiago esses dias sobre eles....
    ameii..bjunda!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi esse file filme acredita?! Me deu muita vontade de ver!

    ResponderExcluir
  5. O filme é muito fofo, gente! Assistam! =)

    ResponderExcluir
  6. Eu bem já disse outras vezes: Amelie é um estilo de vida! :))
    Amei, piiu.

    ResponderExcluir
  7. sou eu, júlia. hahha
    nao consigo postar comentário nunca. hahah

    ResponderExcluir
  8. Dear Marina,
    I loved your posting. And be sure that you and all your Castro family cousins make the world a better place with your beautiful smiles, hearts and souls, sharing with everyone your light and good vibe! I am so proud of you!

    ResponderExcluir