domingo, 17 de junho de 2012

Se busca

 Quantos milhões de vezes eu já pensei sobre isso nos últimos tempos?!
Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros
E nada mais”

 Tive poucos endereços até hoje, inclusive aqui no Rio, onde morei muito tempo no mesmo lugar. Nos últimos meses tive que encarar uma das coisas que eu mais temia: mudar de casa. Ou melhor, alugar uma casa!

 São tempos difíceis para os inquilinos... Visitei apartamentos que nem sei se podem ser chamados assim. Cobram caro por lugares minúsculos e nem sempre bem localizados. Realmente o Rio de Janeiro está demais. Caro demais, cheio demais.

 Nesse momento “entre casas”, fui muito bem recebida por 2 amigas e essa fase, que já dura 3 meses, está em vias de acabar, pois como dizia Lulu “-eu tô voltando pra casa!”. Pois é, recebi uma proposta de voltar para meu antigo apartamento –a casinha- e morar com umasdas pessoas em quem mais confio no mundo.
 Passando por essa situação de “à procura”, me vi mais preocupada com uma questão, de fato, existencial: a habitação. Tema que, rotineiramente, questiono e sou questionada no meu trabalho.

 Hoje o Brasil é um país rico, próspero e em constante – e frenético- desenvolvimento. O mundo todo já tem seus olhos voltados para nós. Temos ainda a Constituição Federal que define o direito à moradia como um dos direitos sociais assegurados. Entretanto, mais de 6 milhões de brasileiros não têm acesso a uma moradia digna.
 Quando falamos de moradia, estamos indo muito além das paredes e teto, estamos falando de infraestrutura básica como abastecimento de água, luz, esgoto. Falamos também de transporte, acessibilidade, inclusão. Tudo isso chega até você?! E os seus vizinhos, e o pessoal do outro bairro, tem acesso?

 É obrigação do Governo, em todas as esferas, garantir esses acessos, mas para que ele funcione, precisamos estar de olho, participando e cobrando.
Minha casa é meu porto seguro, onde sou totalmente eu. Estou ansiosa pelo meu novo lar e torço para que todo mundo tenha esse seu grande Encontro em breve, como eu.

 PS: Pessoas queridas são sempre bem vindas!

3 comentários:

  1. juuuuuu, que lindo txto. inteligente e poético. amei!

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeiiii o texto, xuxu!!! Ainda mais a parte em que vai morar com umas das pessoas em que mais confia no mundo! Hahahaha... estou super empolgada com a minha nova moradia! Não tão sozinha e com VOCÊ! Até julho, gata!

    ResponderExcluir
  3. Ju cheia de reflexões poéticas sobre moradia. O trabalho fez sua cabeça. Legal. Assim como o texto.

    ResponderExcluir