quarta-feira, 11 de maio de 2016

Oração

Tendo estudado a vida inteira na mesma escola, da alfabetização ao pré-vestibular, foi inevitável que eu desenvolvesse um carinho enorme por lá! Mesmo tendo chorado muito nos primeiros anos (sim, eu era uma criança muito chata), só tenho boas lembranças do lugar que, por muito tempo, foi meu segundo lar! Amigos, professores, momentos. E um desses momentos que me recordo com muita felicidade, é a hora da meditação/oração/reflexão.

Todos os dias, às 08h15, tocava um sino, os professores paravam a aula, e entrava uma música instrumental, para que a gente fizesse uma reflexão, ou oração, ou o que quisesse. E era incrível como todos, até os mais bagunceiros (eu incluída, hihi) respeitavam. Mesmo que não levassem a sério, todo mundo ficava em silêncio. Imagina fazer uma escola inteira ficar quieta? Era realmente um momento de paz. E eu adorava!

Depois que terminei o 3° ano, nunca mais ouvi aquela canção, até porque tenho horror a música instrumental. Eu sei, sou horrível, me julguem. Mas, aquele som que não começa a cantar nunca, me dá uma agonia que não sei explicar! Estou tentando mudar isso, mas é um processo longo e complexo! Hahaha!

O fato é que, hoje, precisei voltar ao Colégio Verbo Divino para entregar uma sacola para a minha tia, que é professora. Claro que já tinha ido lá algumas vezes depois que me formei, inclusive eu passo em frente a ele todos os dias, já que fica no caminho da casa da minha avó. Mas nós, adultos idiotas, esquecemos de ver as coisas com os olhos do coração, e aquele prédio enorme e laranja acabou se tornando apenas mais uma construção no caminho.

Mas hoje, quando pisei na minha escola do coração, estava tocando uma música. Não era a mesma canção, não era 8h15, mas era o momento de reflexão e aquilo me deu uma nostalgia enorme! Que saudades! Quantas vezes, nesses 14 anos (gente, eu estou realmente velha), eu tive um momento de reflexão, paz e silêncio, como aquele? Posso afirmar que foram pouquíssimas.  Na verdade, até um ano atrás, eu estava mais perdida e agitada do que nunca.

E, aos 31, você começa a dar mais valor nessas coisas, sabe? Você começa a perceber que esses momentos são muito mais importantes do que parecem quando você tem apenas 15, você começa a se incomodar com a correria do dia-a-dia, você deseja ter tranqüilidade, muito mais do que dinheiro, você quer tempo, quer chegar em casa e ler, ouvir uma música ou simplesmente ficar em silêncio. Desacelerar. Você quer paz.

Eu não sei meditar, mas encontrei essa paz na oração. Rezar é a minha forma de meditar, de refletir, de ter paz. Claro que não consigo isso todos os dias, apenas fazendo o sinal da cruz ao me deitar. Mas, quando acendo uma vela, me concentro de verdade e rezo com toda a força do meu coração, eu sinto uma paz que não sou nem capaz de explicar. É maravilhoso!

Então termino meu texto com essa música que me fez começar a perceber o verdadeiro valor e importância disso. É um clipe da Família Lima, velho, super cafona, mas feche os olhos e ouça com o coração! Vale a reflexão!


"Há tanto barulho no mundo! Aprendamos a estar em paz dentro de nós mesmos e diante de Deus." Papa Francisco <3

Um comentário:

  1. Oi Marina, não podia deixar de comentar para te agradecer por ter me proporcionado uma recordação tão gostosa como essa. Li todo seu texto com um sorriso no rosto, lembrando do quanto a música que me acalmava e me tranquilizava nos momentos da oração, era presente nos meus dias; depois, eu fechei os olhos para ouvir a música e me emocionei. Fiquei tão feliz e lembrei de inúmeros momentos quase que como um filme. De novo, obrigada por ter me feito parar 5 minutos dessa correria louca que a gente se propõe todos os dias, para orar, como foram durante os 14 anos em que lá estive! ��
    Júlia Mesquita

    ResponderExcluir